terça-feira, 14 de maio de 2019

PARALISAÇÃO DE PROFESSORES DA ESCOLA PREVISTA PARA 15/05/2019

PERÍODO  MANHÃ
PROFESSORES:
-MARCO CARRETERO - EFÍSICA
-CARLOS LOURO - INGLÊS
-WALDEMAR - SOCIOLOGIA
-FÁTIMA - MATEMÁTICA
-THIAGO MOREL - EFÍSICA
-WASHINGTON - FÍSICA
-LUCIANA - LPORTUGUESA
-ÂNDREA - LPORTUGUESA
-RAFAEL - CIÊNCIAS
-ILZA - MATEMÁTICA

PERÍODO TARDE
PROFESSORES:
-MARCO CARRETERO - EFÍSICA
-MÁRCIA - HISTÓRIA
-MARCOS CESAR - HISTÓRIA
-BRUNO - GEOGRAFIA
-JOSÉ ROBERTO - LPORTUGUESA
-WELLINGTON - L PORTIUGUESA
-MAGDA - GEOGRAFIA
-LUCIANE - GEOGRAFIA
-ANDREIA - INTERLOCUTORA
-JANETH - ARTE
-ÂNDREA - INGLÊS
-ADRIANA - MATEMÁTICA
-RICARDO - GEOGRAFIA
-MARCOS APARECIDO - HISTÓRIA
-DINORAH - MATEMÁTICA
-ILZA - MATEMÁTICA

PERÍODO NOITE
PROFESSORES:
-MÁRCIA - HISTÓRIA
-MAR OS CESAR - HISTÓRIA
-CARLOS SANTANA - INGLÊS
-RICARDO - LPORTUGUESA
-MAGDA - GEOGRAFIA
-IRACEMA - MATEMÁTICA
-THIAGO - BIOLOGIA
-DINORAH - MATEMÁTICA

PARABÉNS ALUNOS E PROFESSORES - DIA "D" EXCELENTE PARTICIPAÇÃO DA ESCOLA



AULAS DE MATEMÁTICA - METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES NOS ALUNOS

PARABÉNS PROFESSORAS LÁZARA E ILZA!

ÓTIMA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS!!







Palestra Neurociências e Reunião de Pais - 11/05/19





quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019



INFORMATIVO ALUNOS E.E. ANTONIO RAPOSO TAVARES - CENEART

Queridos Alunos:

Conforme Carta de esclarecimento à comunidade Escolar, publicada no blog da escola (https://antonioraposotavaresceneart.blogspot.com/) em 17/02/19, a Direção e a Equipe Escolar, vem reiterar que alguns espaços de nossa escola (prédio anexo - o que representa 6 salas de aula, pátio interno, cozinha e refeitório), necessitam de reforma.

Nos empenhamos a partir da data da interdição, Escola, Diretoria Regional de Ensino e Secretaria da Educação de São Paulo, para continuarmos atendendo todos os nossos alunos, de forma a acomodá-los o melhor possível, afim de garantir uma educação de qualidade.

Algumas providencias foram imediatamente tomadas, como o remanejamento do Centro de Línguas para a E.E. José Liberatti e realocação de alguns espaços de aprendizagem, como a sala de vídeo, auditório, sala de leitura e até mesmo as salas dos Professores, transformados em salas de aula.

Nova Disposição das Salas de Aula 2019

Salas
Manhã
Tarde
Noite
SALA PROF.
3ª A
6º F
*
SALA
VÍDEO
3ª B
9º E
*
SALA 1 CEL
3ª C
9º F
*
SALA 2
CEL
3ª D
9º G
*
LEITURA
3ª E
9º H
*
AUDITÓRIO
3ª F
/
*

Estaremos trabalhando com todo empenho para normalizarmos a situação e queremos expressar que o maior significado deste trabalho é atender você aluno e fazer com que sua aprendizagem transcorra na mesma conformidade da tradicional qualidade de nossa Escola.

Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.

Osasco, 20 de fevereiro de 2019

Mensagem da Dirigente Regional de Ensino



Mensagem da Dirigente Regional de Ensino

 Prezadas equipes da EE Antônio Raposo Tavares,

 Todos sabem que fomos surpreendidos pela determinação da interdição parcial do prédio da nossa escola, pela defesa civil, na última quinta-feira, dia 14/02. Observa-se inicialmente que a origem do problema está na estrutura do pátio, o que acabou impactando em outros ambientes.
Quero destacar que, imediatamente, unidos, Escola e Diretoria de Ensino, acionamos os órgãos centrais para, o mais rápido possível, restabelecer o pleno funcionamento da Escola. De outro lado sabemos que a resolução não é tão rápida quanto desejamos, mas vamos envidar todos os esforços para que assim seja.

Diante da nova situação, foram remanejados ambientes, reestruturados espaços para acomodar os alunos, assegurando a eles que as atividades não sejam interrompidas

Todavia, quero manifestar a minha profunda gratidão aos professores, gestores e funcionários do “CENEART” pela forma carinhosa com a qual se dispuseram a auxiliar e com isso, trouxeram muita tranquilidade ao processo de adaptação que se impôs.

Nesses momentos de desacomodação, de mudança é que descobrimos que não estamos só e, sobretudo que temos pessoas altamente comprometidas e parceiras.

Muito obrigada!
Irene Machado Pantelidakis
Dirigente Regional de Ensino
20/02/19

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Carta de esclarecimento à comunidade Escolar


Carta de esclarecimento à comunidade Escolar

Em nome da Equipe da Escola Estadual Antônio Raposo Tavares – CENEART, venho, enquanto Gestora desta instituição desde julho de 2018, prestar esclarecimentos aos pais e familiares de nossos alunos, aos alunos e também a toda a comunidade em geral.
Esclarecemos, em primeiro lugar, que a segurança de todos que estudam e trabalham nesta escola é prioridade desta Direção e da Secretaria da Educação do Governo de São Paulo.
Nossa Escola recebeu a visita da Defesa Civil do Município de Osasco na última quinta-feira, dia 14, que veio fazer uma vistoria em cumprimento à um Processo que data de 2014. Os técnicos e engenheiro da Defesa Civil tiveram acesso à toda escola e a vistoria foi acompanhada por membro do Núcleo de Obras e Manutenção (NOM) da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Osasco.
Partes da escola, como prédio anexo (o que representa 6 salas de aula), pátio interno, cozinha e refeitório foram interditados, porque segundo os técnicos da Defesa Civil, estes espaços apresentam infiltrações e pequenas rachaduras que necessitam de reforma.
A vistoria realizada foi imediatamente informada à Secretaria da Educação de São Paulo, que no dia seguinte (dia 15, sexta), enviou equipe com engenheiro da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que também realizou uma vistoria do prédio da escola, solicitando também providências aos órgãos superiores e responsáveis por obras em prédios públicos.
Para esta segunda feira, a Secretaria da Educação já enviará verba para a realização dos reparos iniciais necessários, que começarão a ser feitos de imediato.
Esclarecemos que este prédio tem 68 anos, apresentando desgaste natural e que a escola recebe anualmente verba destinada à manutenção escolar. Com esta verba realizamos pequenos reparos, que são constantes, diria, praticamente diários, como substituição de lâmpadas, vidros, reatores, ventiladores, pintura, limpeza de calhas e telhado, dentro outros que surgem no dia a dia.
A necessidade é constante, porque contamos com 22 salas de aula e 2 mil estudantes que transitam diariamente na escola.
Em 2018, a Secretaria de Educação realizou obra de reforma no valor de R$ 220 mil, que contemplou o telhado do prédio principal.
A Dirigente Regional de Ensino, sua Equipe técnica e a Supervisão de Ensino  têm acompanhado todo o processo e junto à esta Direção têm realizado todo encaminhamento necessário.

AULAS NÃO SERÃO INTERROMPIDAS

Em virtude dos espaços interditados, estamos adequando novos ambientes para garantirmos as aulas em ritmo normal e sem prejuízo de conteúdo, certos de que temos condições de atendermos de maneira adequada e segura nossos alunos. Estamos à disposição par esclarecimentos e daremos as informações de acordo com a condução e decisões relacionadas a essa reforma.
Aproveitando esse comunicado, gostaria de agradecer o apoio e carinho que recebemos da comunidade escolar em geral, pais, alunos, ex-alunos, pessoas que têm o CENEART como registro positivo em sua história, assim como eu que fui aluna.
No intuito de ajudar, um grupo de pais tomou a frente em campanhas em redes sociais, solicitando doações para a APM.
Cabe ressaltarmos que essa ação não partiu desta Direção e de ninguém da equipe da Escola. 
Não estamos pedindo doações e nem solicitamos aos pais que tenham esse tipo de iniciativa.
Como relatado no início deste esclarecimento, todo o encaminhamento foi realizado e as providências serão tomadas de imediato.
Reafirmarmos nosso compromisso com a Educação e a qualidade do Ensino. Precisamos, enquanto Educadores, garantir que seus filhos tenham suas aulas regulares em ambiente adequado e sem prejuízo de conteúdos. E é o que estamos fazendo.
Certos da compreensão, apoio e carinho de sempre, nossos portões estarão abertos à comunidade para esclarecimentos que se fizerem necessários. Em breve divulgaremos o endereço do BLOG da escola que estará sendo alimentado pontualmente com as informações em relação ao andamento das questões que envolvem todo contexto.
Nossos sinceros agradecimentos.

Osasco, 17 de fevereiro de 2019.

domingo, 17 de fevereiro de 2019


 UM DIA, HÁ MUITO TEMPO, SURGIU NOSSA ESCOLA!
QUANDO FOI? COMO ERA? 
UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DE NOSSA ESCOLA:

CENEART

Fachada atual da escola 2019


-A lei estadual n° 605 criou o Ginásio estadual de Osasco (GEO) em 02 de abril de 1950. 

Em 29 de janeiro de 1951 outra lei estadual de n° 968 criou o Colégio Estadual de Osasco (CEO). 

Em janeiro do ano seguinte assume a primeira diretora Professora Araci Ferreira Leite. 

Em março de 1952 o curso ginasial começou a funcionar, no prédio do Grupo escolar "Marechal Bittencourt". 

Em maio deste mesmo ano assume a direção da escola a professora Helena de Arruda Ramos. 

Através do decreto n° 21.726 a escola passa chamar-se Colégio estadual Antônio Raposo Tavares (CEART). 

Em 1953 tem início o curso colegial na escola seu primeiro professor efetivo chamava-se Alcyr de Oliveira Porciúncula e tomou posse em 19 de março de 1953. 

No dia 19 de março de 1963 iniciaram-se as aulas no novo prédio construído especialmente para o "CENEART" e junto aconteceu a instalação do curso colegial clássico. 

A lei n° 8416 de 19 de abril de 1964 criou o curso de Formação de professores Primários, Curso Normal. 

Em 13 de março de 1965 a secretaria estadual de educação autoriza o funcionamento da escola Normal e no dia 25 do mesmo mês e ano acontece a instalação solene do curso. 

Em outubro de 1968 tem início a construção do Ginásio de Esportes coberto, com fundos obtidos em campanhas promovidas por professores e alunos. 

Apesar do município de Osasco ter tido forte influência estrangeira nos seus primórdios, essa presença não é tão evidente na década de 1960, pelo menos no quadro de alunos do CENEART, apenas 16% de pais e mães (declarados no livro de matrícula de 1965) são estrangeiros, dentre os quais encontramos japoneses (3%), italianos (1%), portugueses (5%), armênios (2%), libaneses (1%), romenos, poloneses, lituanos, ucranianos, russos, argentinos. 
Isso demonstra um passado de forte imigração que abrangeu grupos de diferentes nações, mas que na década de 1960 já não era realidade em Osasco. 


O Jornal “A Região” de João Macedo de Oliveira, possuía uma coluna especial intitulada “Vida nas Escolas” que trazia eventos ocorridos em várias escolas da região. Mas principalmente notícias do CENEART - até por que o fato de João Macedo fazer parte da Associação de Pais e Mestres do Colégio e Escola Normal Estadual Antonio Raposo Tavares facilitava a publicação de notícias da escola em seu jornal 

Aqui um exemplo de notícia na coluna do jornal “A Região” de 03/07/66: 
“Os alunos (do CENEART) promoveram o baile Fraternidade nos salões do Atlético, ontem, com renda em favor da Creche Maria Ss. Trindade. A festa contou com a presença de várias autoridades locais e de conhecidas figuras do nosso comércio e indústria. O famoso “homem de sapato branco” Jacinto Figueira Junior (canal 2) esteve presente, prestigiando a promoção beneficente. A comissão dos festejos esteve a cargo das Srtas. Maria M. Gallo, Vera Almeida e Sonia R. Gallo e do jovem Roberto José Reis. Recorda-se que a doação do prédio onde está instalada a creche foi feita pelo Comendador José A. Couto Arêvalo (Espanhol do ferro velho) e é dirigida pelas beneméritas Sras. Aldayr Piton, Adelba Araujo Freire e Francisca Aparecida Mattos. 


Construção do Prédio
Fachada em 1962


Fonte: 
http://www.hagopgaragem.com/osasco_ceneart_60.html